Artigos

5 maneiras de conseguir grandes resultados com vídeo institucional

Por Luiz Diego (04/06/2018)


Produção de Vídeo Institucional

A produção de um vídeo institucional pode ser o grande cartão de visita de uma empresa. Atualmente, com a evolução do meio digital, isso se tornou ainda mais importante, por isso, há um mercado de produtoras de vídeo como a Fabricando Web, para te ajudar nessa demanda.

A Febre dos Vídeos

O consumo de vídeos é um dos que mais cresce nas redes sociais, de acordo com pesquisas realizadas pelo Google. O conteúdo, quando apresentado nesse formato, é facilmente assimilado, principalmente quando feito por uma produtora de vídeo que tenha foco em vídeos institucionais e entenda bem o cliente, como a Fabricando Web. Por isso, cada vez mais as empresas apostam nesse tipo de conteúdo.

Você sabe como conseguir resultados através da produção de vídeo institucional? Sabe como se posicionar perante o seu público e apresentar a sua empresa? Abaixo você irá conferir cinco dicas essenciais para conseguir grandes resultados através da produção desse tipo de conteúdo:

Escolha a produtora de vídeo certa

O primeiro passo é se perguntar quem irá produzir o seu vídeo. Se você acertar na escolha da produtora de vídeo, poderá assegurar que o seu vídeo institucional terá sucesso. Pesquise, visite pessoalmente, conheça o mercado e escolha com calma. Essa etapa pode evitar problemas que você teria mais adiante fazendo a escolha errada.

Defina os seus objetivos

O que você quer mostrar no seu vídeo institucional? Defina o seu objetivo antes de começar a torná-lo real em conjunto com a produtora de vídeo. Isso será fundamental para definir como será o roteiro do vídeo, por exemplo. A produtora de vídeo escolhida por você também precisa estar em sintonia e alinhada aos seus objetivos. Será dela a tarefa de traduzir isso no seu vídeo.
Tenha em mente, por exemplo, o seu público-alvo. Isso definirá a linguagem que você optará por escolher no vídeo. Em seguida, é hora de focar nos resultados que você pretende com o vídeo institucional. É vender um produto, apresentar a empresa, anunciar uma novidade? O seu objetivo é que dirá para onde os seus resultados estarão voltados.

Defina o formato

Juntamente com a produtora de vídeo institucional, defina como será o formato do seu vídeo. A dica é sempre inovar, buscar sair do tradicional, principalmente em comparação com a concorrência. A produtora de vídeo institucional deverá apresentar a você todas as possibilidades existentes em termos de produção de vídeo.
Se você tiver um bom orçamento, vale refletir sobre o investimento em animações e até vídeos em 3D. Quanto mais você inovar, mais impacto poderá causar com o seu vídeo. Se a sua empresa quer se mostrar inovadora no mercado, por exemplo, essa é a medida ideal. Passe à sua intenção à produtora de vídeo institucional e decida com ela a melhor opção.

Crie um roteiro de vídeo institucional

Nenhum vídeo institucional deve ser produzido sem roteiro. Mesmo que novas ideias surjam ao longo do projeto ou imprevistos aconteçam, tenha um roteiro bem definido junto com a produtora de vídeo. Esse é o caminho para que você perceba, por exemplo, possíveis erros ao longo do seu vídeo institucional.
Normalmente, essa etapa é responsabilidade da produtora de vídeo institucional, mas você deve participar também. Através de um roteiro é possível ter uma dimensão do resultado final e visualizar, portanto, se é aquela mensagem que você quer passar e daquela forma.

Fuja do padrão de vídeos comerciais

Um vídeo institucional não pode ser confundindo com um vídeo comercial. Se você quer resultados diferenciados, defina bem isso à sua produtora de vídeo. O objetivo de um vídeo como esse não deve ser vender de forma direta algum serviço ou produto, mas, sim, apresentá-lo.
Se for da sua empresa em geral, você pode contar a história, apresentar os funcionários e os tipos de serviços que presta. Se você quer focar nos produtos, também pode evitar o perfil de um vídeo comercial. Mostre sempre os potenciais e fuja do apelativo “compre isso já”.

Por que investir em um vídeo institucional?

Como você já leu acima, os vídeos crescem cada vez mais entre os tipos de conteúdos produzidos na internet. Ao invés de um texto longo e cansativo, por que você não investiria em um vídeo institucional de dois minutos? É isso que deve refletir.
O público das redes sociais, por exemplo, busca conteúdos rápidos na maioria do tempo. As pesquisas comprovam que as pessoas têm cada vez menos tempo para absorver conteúdos, por isso, quanto maior o seu diferencial em atrair a atenção do usuário, mais resultados você obterá. O vídeo institucional é uma dessas formas de atrair a atenção.

Erros para evitar no vídeo institucional

Além da escolha da produtora de vídeo errada, como você viu acima, há outros erros que você deve evitar ao produzir um vídeo institucional. Confira dicas de alguns deles:
- Evite vídeos institucionais longos. Tente não ultrapassar uma média de 3 minutos. Assim, há mais chance de o seu vídeo ser visualizado até o final;
- Não utilize equipamentos de má qualidade. Mesmo que o seu orçamento não seja largo, priorize uma produtora de vídeo com equipamentos de qualidade. Isso afeta 100% a qualidade final do seu vídeo;
- Não se esqueça dos detalhes. Fontes de letras e paleta de cores pode parecer algo que você não dá importância, mas isso também afeta o resultado final da produção.

Onde divulgar o meu vídeo institucional?

Antes mesmo da produção do vídeo você deve se fazer essa pergunta. A partir dela poderá definir, inclusive, o tempo final do seu vídeo institucional. Essa também é uma informação importante a ser passada para a produtora de vídeo responsável.
Sabendo onde o seu público-alvo está, você pode definir essa estratégia. As redes sociais, obviamente, são grandes aliadas para a divulgação de vídeos desse tipo atualmente. Além de divulgar no seu site, você pode apostar em publicação no seu Facebook ou Instagram, por exemplo. Para isso, esteja atento desde o início à linguagem que irá utilizar.

Orçamento limitado

Caso o seu orçamento seja limitado, também é possível fazer um vídeo institucional de qualidade e com a produtora de vídeo certa. Nesse caso, entretanto, considere algumas prioridades. Uma dica é diminuir o tempo de vídeo, mas sem deixar que perca o objetivo da mensagem que deseja passar.

Quanto antes você buscar o serviço, mais cedo os seus resultados começarão a aparecer. Solicite um orçamento em uma produtora de qualidade e comece a colocar o seu vídeo em andamento.

Voltar

Fazemos Produção de Vídeo Institucional


Unidade Guarulhos

Av. Salgado Filho, 252 - CJ 404
Centro - Guarulhos/SP


Unidade São Paulo

Rua Cláudio Soares, 72
Pinheiros - São Paulo/SP


Atendimento personalizado para Produção de Vídeo Institucional em Guarulhos e São Paulo.
Agende uma reunião!

Gostou do que viu? fale conosco!

Endereços

Av. Salgado Filho, 252 - CJ 404

Centro - Guarulhos/SP

Rua Cláudio Soares, 72

Pinheiros - São Paulo/SP

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta das 8h às 17h

Siga-nos:

Siga-nos